Envelope mala direta
Muitas vezes um objeto que usamos no nosso dia a dia passa despercebido por nós. O envelope pode ser um deles. É um objeto usado quase todos os dias e, muitas vezes, não paramos para pensar de onde ele vem.
Sua utilização pode ser traçada a milhares de anos atrás, na antiga Babilônia. Naquela época o material usado para fazer o envelope, e a mensagem dentro dele, era a argila. Depois de pronta a mensagem era envolvida numa nova camada de argila, e tudo isso ia para o forno. Assim, para ler a mensagem era preciso quebrar a primeira camada de argila.
Durante o século XIX o papel já era utilizado como envelope, mas normalmente era usado pelos mais ricos e era um sinal de respeito. Os mais pobres apenas dobravam e selavam suas cartas. Hoje uma das aplicações desse item é como envelope mala direta.
Envelope mala direta: como fazer
Hoje em dia, além de proteger a carta, o envelope também tem a função de informar o remetente, destinatário, respectivos endereços e qualquer outro dado relevante. Por isso uma importante utilidade dele atualmente é na mala direta.
A mala direta é uma forma popular de divulgação e marketing usado pelas empresas. Ela é uma mensagem publicitária enviada a uma extensa lista de pessoas.
Como o objetivo é atingir um grande número de pessoas, a primeira coisa a se fazer é construir um banco de dados com a informações de pessoas a quem se deseja enviar a mensagem.
Com esse banco de dados em mãos é possível usar o Microsoft Word para facilitar o processo de confecção do envelope mala direta. Basta criar a mensagem a ser enviada e escolher a lista de destinatários, e utilizando as funções do software ele vai automatizar a impressão personalizada do envelope mala direta para cada destinatário.
Também é possível fazer isso online, por exemplo, o site dos Correios permite que se envie uma mala direta com alguns passos simples.
Envelope mala direta: vantagens e desvantagens
Vantagens:
- Grande número de pessoas atingidas;
- A maior parte das pessoas abrem correspondências físicas;
- É possível personalizar, mandando brindes ou descontos.
Desvantagens:
- Muitas pessoas não abrem mala direta eletrônica, ou cai na caixa de spam;
- Alto custo e pouco retorno;
- O cliente pode considerar um incômodo.
Dadas as vantagens e desvantagens, cada empresa deve analisar seu modelo de negócios para decidir se o envelope mala direta é uma opção viável.